A poucos dias o governo decretou que as empresas que fornecem serviços de internet vão ser obrigadas a entregar, em média, 60% da velocidade contratada. Em qualquer momento do dia, a conexão tem que ter uma velocidade de pelo menos 20% do contratado pelo cliente, parece que aos poucos vão surgindo leis para ajudar os consumidores de internet no Brasil, visto que hoje as empresas são obrigadas a entregar só 10% da velocidade contratada, 60% já é um grande avanço e não para por aí. A exigência de qualidade vai aumentando até chegar a outubro de 2014, quando as empresas vão ter que fornecer, no dia, uma média de 80% do que foi contratado pelos clientes.
Mas como saber qual a velocidade da sua internet? Existem muitos serviços online que fazem essa métrica para você online e de graça, acredito que as operadoras a esta altura já devem ter oferecido algum serviço a seus consumidores, a minha mesmo já enviou através de sms o link do serviço de métrica deles, mas sugiro que testem em várias fontes pra não engolir gato por lebre.
Abaixo irei colocar alguns links de serviços para você testar a velocidade da sua internet e ver se sua operadora está cumprindo a lei.
Velocímetro do Baixaki
RJNet Velocímetro
Fri On Line Velocímetro
RJ Host Velocímetro
Liiker Tools Velocímetro
Online Internet Velocímetro
Caso sua operadora ou provedor de internet não esteja cumprindo a lei, denuncie a Anatel, ligue para 1331 para registrar reclamações e denúncias contra operadoras.
Caso queira utilizar a internet para realizar uma denuncia, utilize o serviço de auto-atendimento para registrar e acompanhar reclamações, denúncias, pedidos de informação, sugestões e elogios em relação às operadoras. O acesso ao sistema é feito mediante cadastramento do usuário. Antes de efetuar uma reclamação sobre algum serviços de telecomunicações, primeiramente procure sua prestadora e tenha em mãos, ao entrar em contato com a Anatel, o protocolo de atendimento da empresa.
0 Comentários